Vai ter um cão como animal de estimação?

Prepare a sua casa!

5 Dicas a não perder !

Como ter um animal num apartamento
Como ter um animal num apartamento
Imagem deAlain Audet por Pixabay

Já há algum tempo que pondera ter um animal de estimação e ainda tem algumas reservas? Então este artigo é para si!

Não é tarefa impossível, mas requer alguns cuidados constantes e preparar a sua casa para o receber é de extrema importância.

Convém dar uma vista de olhos no (Decreto-lei 314/03) que regula a existência de boas condições de higiene e ausência de riscos de higiene e sanitário de um espaço que recebe um animal de estimação.

Amor - dar e receber

Antes de preparar a sua casa, prepare o seu coração.

Está a levar um ser vivo que vai precisar de muita atenção e carinho. Seja paciente durante a adaptação do seu cãozinho à sua casa, afinal, tudo é novidade para ele.

Promova brincadeiras quer em casa quer no exterior da sua casa.

Veja as nossas dicas e Sejam Felizes !

pet em casa
pet em casa
Imagem de Ulrike Mai por Pixabay

1- Casa ou Apartamento

Antes de escolher a raça de cão que vai ter como companhia, tenha em conta onde mora e qual o espaço que tem para o dia a dia do seu animal. De acordo com o DL acima referido, num prédio urbano é possível ter até três cães ou quatro gatos adultos por fogo. Caso considere ter um número superior deverá obter um parecer do médico veterinário municipal e do delegado de saúde que poderá autorizar até 6 animais adultos.

Para os prédios rústicos ou mistos está autorizado até seis animais adultos. Este número pode ser superior se houver um terreno e a sua dimensão o permitir, sabendo que devem ser cumpridas as condições de higiene.

Caso more num apartamento tenha em consideração que :

  • Os cães pequenos e de porte médio são os mais indicados, porém escolha uma raça que tenha uma personalidade mais tranquila, cães muito ativos precisam de mais espaço e o apartamento pode não ser a melhor opção.

  • Se não souber a raça do seu animal, ou esta for indefinida, informe-se com o atual dono acerca da sua personalidade. Se ainda for cachorrinho, tente saber o comportamento dos pais.

  • Num apartamento a melhor opção é deixar o seu cão circular pela casa, pois manter um animal fechado por muito tempo em espaço pequenos como uma varanda e WC não é o mais saudável para o seu animal de estimação.

  • Antes do seu cachorrinho chegar, coloque redes nas janelas e varandas. Se quiser vedar o acesso do animal a determinadas divisões da casa utilize uma grade de porta. Esta grade permite que o animal não passe, mas continua a estabelecer contacto visual com o dono diminuindo a ansiedade do cão.

Sobre o condomínio

Ter um animal doméstico num apartamento, há deveres e responsabilidades redobradas devido à existência de outros moradores. Caso alugue um apartamento verifique se são permitidos no contrato de arrendamento e também no regulamento do condomínio.

De qualquer das formas o DL acima referido dá a indicação de que para um apartamento a capacidade máxima são de 4 animais no total, podendo o regulamento do condomínio indicar um número inferior.

Cuidados a ter em apartamento
Cuidados a ter em apartamento
Imagem de Lars Eriksson por Pixabay

2 - Espaço exterior

Caso tenha um espaço exterior para o seu cão verifique se a vedação tem a segurança necessária e não apresenta buracos ou zonas frágeis que o seu animal possa danificar e entrar em fuga.

Se tiver jardim e se este for adubado ou fertilizado com produtos químicos tenha isso em conta, assim como plantas que podem ser tóxicas.

Aproveite o espaço exterior e promova atividades em conjunto com o seu cão. Independentemente da raça eles adoram correr e brincar com o seu dono.

3 - Alimentação

Separe um cantinho em casa para alimentar o seu animal. Tenha sempre água disponível. A Alimentação vai depender da raça do seu cão.

Os recipientes devem ser resistentes e de fácil limpeza. O plástico é um material a evitar por facilmente pode ser roído pelo seu pet, deixando falhas que podem ser ingeridas por ele.

Escolha, então, recipientes em aço inoxidável pois não se partem e são de fácil limpeza.

Cão em apartamento  alimentação
Cão em apartamento  alimentação
Imagem de Mat Coulton por Pixabay

4 - Hora de dormir

Tal como a zona de refeição deve ser delimitada, o espaço destinado ao sono também.

Reserve um cantinho que seja sossegado para que o seu cão possa descansar. Escolha uma cama ou colchão adequado ao tamanho do seu animal, pois para além de tornar o sono mais confortável, vai sentir-se mais seguro e tranquilo.

No mercado vai encontrar várias opções, desde alcofas a camas com colchão.

Hora de dormir do seu pet
Hora de dormir do seu pet
Imagem de MeHe por Pixabay

5 - Rotina da limpeza

Um animal de estimação requer cuidados de limpeza diários, sobretudo se o cão passa a maior parte do seu dia em casa.

Diariamente recolha as necessidades feitas pelo seu cão e lave a zona afetada com desinfetante. Caso use tapete ou jornal, não se esqueça de o substituir. Aspire a casa, para evitar o acumular de pelos no chão e sofás. Os recipientes destinados à alimentação também deverão ser lavados diariamente e a água trocada todos os dias para evitar acumular pó e fungos.

Pelo menos uma vez por semana ou de 2 em 2 semanas, limpe a cama do seu animal e lave as forras do colchão caso se aplique.

Os brinquedos também devem ser lavados com alguma frequência.

Estas medidas são ainda mais rigorosas quando há crianças na casa.

Etiquetas: #pet, #comoreceberumpet, #animaldomestico

Artigos Relacionados

Envie-nos a sua opinião sobre o artigo.
Diga-nos que tema gostaria de ver esclarecido!
Digital Choices agradece!
Não perca um artigo !
casa dinheiro credito habitação
casa dinheiro credito habitação
Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay.
Ajude-nos a melhorar e a crescer!

Vai ter um cão como animal de estimação?

Saiba como preparar a sua casa para o receber. 5 dicas a não perder!

3/1/20225 min read