pedido de crédito habitação documentação check list
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Vai pedir crédito à habitação?

Documentos Necessários

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Um processo de crédito à habitação é composto por várias fases. Uma das quais é a formalização do pedido de crédito. Quando chega a esta fase é porque já escolheu a casa que pretende comprar, determinou o valor que vai precisar de crédito e concordou com as condições contratuais.

A formalização do pedido de crédito pressupõe a entrega de vários documentos à entidade bancária que irá avaliar a sua capacidade financeira e de risco. O banco também irá precisar dos documentos do imóvel.

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Reúna os seguintes documentos:

De identificação dos proponentes:

  • Documento de identificação (cartão de cidadão, título de residência, passaporte)

  • Nr de identificação fiscal

  • Comprovativo de morada (factura de uma utility bill ex água, luz, gás)

Para análise de risco:

  • 3 últimos recibos de vencimento

  • faturação dos 3 últimos meses em caso de ser ENI

  • declaração da entidade patronal atestando o seu vínculo à empresa

  • extrato bancário dos últimos 3 meses (caso tenha conta bancária noutro banco).

  • mapa da central de responsabilidades do Banco de Portugal

Os recibos de vencimento e IRS vão permitir ao banco analisar os seus rendimentos e assim apurar a sua taxa de esforço e o risco de incumprimento. A declaração de efetividade avalia a segurança dos rendimentos. O extrato bancário permite analisar o seu comportamento financeiro e validar o recebimento de vencimento. O mapa da central de responsabilidade por sua vez, apresenta todo o crédito que tem junto de qualquer instituição de crédito e o seu estado, ou seja, se está ativo e de "boa saúde", em atraso ou vencido.

Convém, então, sublinhar caso se verifiquem situações de crédito vencido ficará inibido de pedir novo crédito até que regularize o incumprimento.

Documentação do imóvel:

  • caderneta predial

  • certidão predial

  • plantas cotadas

  • certificado energético

  • licença de utilização

pedido de crédito habitação documentação
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Neste ponto reunimos a documentação relativa à identificação do imóvel que vai permitir o enquadramento do seu pedido de crédito e prosseguir com a avaliação do mesmo. Esta documentação é da responsabilidade do vendedor.

Caso seja necessário fiador:

O fiador do crédito tem de apresentar os mesmos documentos do proponente, pois para que seja considerado uma mais valia à proposta tem de ter rendimentos declarados passíveis de suportar prestação em caso do mutuante não conseguir.

Apesar de ter esta lista de documentação, tenha presente que o banco ou a empresa avaliadora poderão solicitar mais algum documento que seja necessário ao seu processo.

DICA :

Tenha o cuidado de apresentar, sempre que possível, documentos originais por forma a que sejam tiradas cópias fiéis aos originais e de boa qualidade. No que diz respeito aos documentos do imóvel, tenha em atenção que estes têm prazos de validade. Caso entregue cópias, certifique-se que estão legíveis, pois um documento ilegível pode ser recusado pela entidade que irá avaliar o seu teor .

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7/10/20223 min read