Vai pedir crédito à habitação?
Documentos Necessários
Imagem de Shutterstock
Um processo de crédito à habitação é composto por várias fases. Uma das quais é a formalização do pedido de crédito. Quando chega a esta fase é porque já escolheu a casa que pretende comprar, determinou o valor que vai precisar de crédito e concordou com as condições contratuais.
A formalização do pedido de crédito pressupõe a entrega de vários documentos à entidade bancária que irá avaliar a sua capacidade financeira e de risco. O banco também irá precisar dos documentos do imóvel.
Imagem de Moccacino por Pixabay
Reúna os seguintes documentos:
De identificação dos proponentes:
Documento de identificação (cartão de cidadão, título de residência, passaporte)
Nr de identificação fiscal
Comprovativo de morada (factura de uma utility bill ex água, luz, gás)
Para análise de risco:
3 últimos recibos de vencimento
faturação dos 3 últimos meses em caso de ser ENI
declaração da entidade patronal atestando o seu vínculo à empresa
extrato bancário dos últimos 3 meses (caso tenha conta bancária noutro banco).
mapa da central de responsabilidades do Banco de Portugal
Os recibos de vencimento e IRS vão permitir ao banco analisar os seus rendimentos e assim apurar a sua taxa de esforço e o risco de incumprimento. A declaração de efetividade avalia a segurança dos rendimentos. O extrato bancário permite analisar o seu comportamento financeiro e validar o recebimento de vencimento. O mapa da central de responsabilidade por sua vez, apresenta todo o crédito que tem junto de qualquer instituição de crédito e o seu estado, ou seja, se está ativo e de "boa saúde", em atraso ou vencido.
Convém, então, sublinhar caso se verifiquem situações de crédito vencido ficará inibido de pedir novo crédito até que regularize o incumprimento.
Documentação do imóvel:
caderneta predial
certidão predial
plantas cotadas
certificado energético
licença de utilização
Neste ponto reunimos a documentação relativa à identificação do imóvel que vai permitir o enquadramento do seu pedido de crédito e prosseguir com a avaliação do mesmo. Esta documentação é da responsabilidade do vendedor.
Caso seja necessário fiador:
O fiador do crédito tem de apresentar os mesmos documentos do proponente, pois para que seja considerado uma mais valia à proposta tem de ter rendimentos declarados passíveis de suportar prestação em caso do mutuante não conseguir.
Apesar de ter esta lista de documentação, tenha presente que o banco ou a empresa avaliadora poderão solicitar mais algum documento que seja necessário ao seu processo.
DICA :
Tenha o cuidado de apresentar, sempre que possível, documentos originais por forma a que sejam tiradas cópias fiéis aos originais e de boa qualidade. No que diz respeito aos documentos do imóvel, tenha em atenção que estes têm prazos de validade. Caso entregue cópias, certifique-se que estão legíveis, pois um documento ilegível pode ser recusado pela entidade que irá avaliar o seu teor .
Não perca os nossos artigos e saiba escolher o seu fato à medida!
Artigos Relacionados
Envie-nos a sua opinião sobre o artigo.
Diga-nos que tema gostaria de ver esclarecido!
Digital Choices agradece!
Não perca um artigo !
Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay.
Ajude-nos a melhorar e a crescer!
Vai pedir crédito à habitação?
Documentos necessários.