Taxas Euribor
O que são?
Como afetam a sua prestação de crédito à habitação?
Imagem de Tumisu por Pixabay
Euribor é um indicador que afeta diretamente a sua prestação do seu crédito à habitação.
Saber o que é, e como influencia a sua prestação mensal é importante para gerir o seu orçamento familiar.
O que é a Euribor?
A Euribor é um acrónimo para European Interbank Offered Rate.
Este indicador foi publicado pela primeira vez a 30 de Dezembro 1998, poucos dias antes da criação da moeda EURO a 1 de Janeiro de 1990, data em que os países membros fixaram as taxas de cambio entre si. Sabendo que a circulação das notas e moedas só ocorreu um pouco mais tarde em Janeiro de 2002.
Estas taxas são definidas pelo Painel de Bancos sob a supervisão da Federação Europeia de Bancos - European Banking Federation (EBF) e refletem a média das taxas de juros praticadas em empréstimos interbancários em EUROS pelo Painel de Bancos (atualmente composto por 18 bancos).
A Caixa Geral de Depósitos - CGD é o único banco portugês a intergar o Painel de Bancos.
Ou seja, espelha a média do preço a que os bancos comerciais "vendem" dinheiro entre si (na Zona Euro).
As taxas Euribor estão definidas para cinco maturidades. Para o cálculo da Euribor, são excluídas 15 % das percentagens mais altas, assim como 15% das percentagens mais baixas. Diariamente às 11 horas (Hora Central Europeia), as taxas são comunicadas .
Fatores que influenciam as taxas Euribor?
O nível das taxas de juros Euribor é formado por um grande número de bancos diferente de vários países. As circunstâncias económicas são determinantes, nomeadamente o crescimento económico e a inflação ( subida dos preços).
Por sua vez, o papel do Banco Central Europeu (BCE) também é determinante uma vez que influencia o comportamento dos bancos centrais no exercício do crédito interbancário dependendo da sua estratégia.
Ou seja, se a estratégia definida pelo BCE for a dinamização da economia, as taxas de juros tendem a baixar para poder fomentar as transações. Caso a estratégia passe por controlar a subida de preços ( inflação), as taxas de juros terão tendência a subir.
Uma vez que os bancos pertencentes ao Painel de Bancos também são financiados pelo BCE , estes acabam por transparecer as estratégias do Banco Central Europeu.
Como estas alterações se refletem nas prestações do seu Crédito à Habitação, ou Crédito Hipotecário ?
Sabendo que a taxa de juros aplicada ao seu empréstimo tem na sua fórmula de cálculo a EURIBOR, e, sendo esta última variável e atualizada de acordo com a sua maturidade (ver quadro acima), fica mais fácil entender a razão pela qual a sua prestação sobe no caso a revisão da Euribor seja em alta, ou baixa, caso a revisão da Euribor seja revista em baixa.
A Euribor é a taxa mais aplicada pelos bancos para o Crédito à Habitação e para o empréstimo Hipotecário. Apresenta 5 níveis, mas as mais utilizadas são as taxas de 6 e 12 meses são as mais utilizadas.
Durante o período de seis ou doze meses a sua prestação mantém-se, e só se verifica uma subida ou descida quando a Euribor associada ao seu empréstimo atinge a maturidade e é revista, definida e comunicada pelo Painel de Bancos.
Como acompanhar as taxas Euribor?
Estas taxas são divulgadas todos os dias e estão disponíveis para consulta no site Euribor-rates.eu.
Fonte: Euribor Rates EU
Posto isto, a não ser que tenha optado por taxa fixa, acompanhe as taxas de juros Euribor e veja como afetam o valor da sua prestação.
Não perca os nossos artigos e saiba escolher o seu fato à medida!
Etiquetas: #taxaseuribor #euribor3meses #euriborhoje #euribor12meses #euribor6meses
Envie-nos a sua opinião sobre o artigo.
Diga-nos que tema gostaria de ver esclarecido!
Digital Choices agradece!
Não perca um artigo !
Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay.
Ajude-nos a melhorar e a crescer!
Taxas Euribor - O que são?
Como afetam a sua prestação de crédito à habitação?