Método Pomodoro

Gestão do Tempo

Técnica Pomodoro, Gestão do tempo
Técnica Pomodoro, Gestão do tempo
Foto de Freepik

Funciona?

A gestão do tempo tem sido sempre uma tarefa com pouco consenso, no entanto a importância da gestão do tempo é indiscutível.

O tempo é uma das poucas coisas nesta vida de que temos uma oferta ilimitada (pelo menos à primeira vista). Consequentemente, a quantidade de tempo que conseguimos gastar nas nossas tarefas em cada dia tem uma correlação directa com a nossa produtividade. Cada trabalhador / estudante sabe que a gestão do tempo é fundamental para vencer a batalha diária contra a procrastinação.

Toda a gente tem a mesma pergunta - "Como gerir o tempo?" Mas nem todos sabem como lidar com isso. Há infinitas maneiras de se organizar e todas elas podem funcionar.

O método Pomodoro é uma técnica popular de gestão do tempo também conhecida como o temporizador do tomate. Desenvolvido por Francesco Cirillo no final da década de 1980, centra-se na divisão das suas tarefas em intervalos de 25 minutos chamados "pomodoros".

Em que consiste este método de gestão do tempo?

Este método tem como grande missão aumentar a concentração, reduzir/eliminar as distrações e aumentar o grau de concretização.

Os ingredientes principais não são nada mais, nada menos que o tempo e as tarefas que temos de cumprir!

Vamos fazer o levantamento das tarefas que queremos terminar no dia, e não se esqueça que tem de ser realista na execução desta lista. Não queira fazer Roma num dia.

Após ter um lista impecavelmente criada com as prioridades do dia, vai dividir o dia em períodos de 25 minutos (pomodoros) . Entre cada bloco de tempo deixe um espaço de 3 a 5 minutos no máximo.

Distribua cada tarefa a cada intervalo de 25 minutos de tempo. Apenas uma tarefa de cada vez.

O que vai precisar para por esta técnica em prática?

  1. Temporizador ou alarme digital;

  2. Lista de tarefas a cumprir.

Tecnica pomodoro
Tecnica pomodoro
Foto de Adobe Stock

Como conseguir tirar o máximo partido desta técnica:

Visto desta forma parece demasiado fácil, porém há alguns cuidados que deve seguir para tirar o máximo partido da Técnica Pomodoro.

Regras a seguir:

  1. Como já foi referido, distribua apenas uma tarefa ao espaço de tempo de 25mimutos;

  2. O tempo determinado deverá ser suficiente para realizar a tarefa que destinou para o "pomodoro". Se não conseguiu atingir o objectivo de realização do trabalho destinado, reveja se realmente é uma tarefa que tem de fazer de uma só vez, ou implica a sua divisão em mais pomodoros;

  3. Não permita ser interrompido. Ou seja, caso aconteça algum imprevisto que o obrigue a interromper o trabalho que está a desenvolver, tem de reiniciar o tempo e a respectiva tarefa. Ficando este bloco de trabalho sem efeito.

  4. Nem sempre é fácil manter o foco, por isso identifique tudo o que são distrações que possam interferir com a tarefa que tem em mãos. E sabendo quais, são crie estratégias para as evitar. Como por exemplo: redes sociais, mensagens, tarefas domésticas, etc.

O sucesso deste método, está sobretudo na otimização do tempo que temos para executar as nossas tarefas. Sabendo identificar os factores de distração por forma a manter o foco.

Etiquetas: #gestaodotempo, #metodopomodoro, #produtividade

Artigos Relacionados

Decoração

Como os quadros dão vida à sua casa !

Envie-nos a sua opinião sobre o artigo.
Diga-nos que tema gostaria de ver esclarecido!
Digital Choices agradece!
Não perca um artigo !
casa dinheiro credito habitação
casa dinheiro credito habitação
Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay.
Ajude-nos a melhorar e a crescer!

Método Pomodoro - Gestão do tempo

Funciona?

6/24/20223 min read