Crédito Estudante

Crédito estudante
Crédito estudante
Foto de Anastasiya Gepp by Pexels

Qual a oferta disponível?

A educação e formação são a chave para um futuro promissor, contudo nem sempre existe capacidade de financeira para suportar o custo do curso / formação que se quer fazer.

Recorrer a um financiamento pode, por vezes, ser a única opção.

Analise bem as várias ofertas que existem no mercado e tenha presente a sua capacidade de endividamento. Colocar a sua taxa de esforço no limite pode trazer riscos quanto à sua estabilidade financeira.

A que tipo de crédito podem os estudantes aceder?

O crédito disponível enquadra-se no âmbito do crédito pessoal, nestas duas vertentes:

  • Crédito Pessoal com Garantia Mútua - O empréstimo é pedido diretamente nos bancos aderentes e tem como finalidade financiar estudantes do ensino superior público ou privado que frequentem cursos em Portugal. Estes cursos podem ser de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento ou de especialização tecnológica.

  • Crédito Pessoal Formação - Produto de crédito pessoal apresentado por alguns bancos, onde conferem taxas de juros mais baixas e permitem períodos de carência de capital, ou seja, em que o estudante apenas paga juros. Findo o período de carência, a prestação vai incluir os juros e o montante necessário para poder ir amortizando o capital devido.

A vantagem desta modalidade de crédito são as taxas de juros mais baixas quando comparadas com outros créditos pessoais cuja finalidade seja o multiusos.

Estes dispõem também de um período de carência, que normalmente acompanha a duração do curso, em que o pagamento se resume a juros.

Requisitos para se candidatar ao crédito pessoal Formação?

Deverá cumprir as seguintes exigência para se poder candidatar ao crédito pessoal Formação:

  • Ter mais de 18 anos;

  • Já frequentem ou desejem frequentar cursos de especialização tecnológica e formação de nível superior (licenciatura mestrado, doutoramento) ou cursos ministrados por escolas de negócio com os quais as entidades de crédito tenham protocolo activo;

  • Após aprovação, o estudante deverá apresentar até final de Outubro de cada ano um comprovativo anual de matrícula e bom aproveitamento no curso. Este documento é emitido pelo estabelecimento de ensino onde o estudante se encontra matriculado.

  • A não apresentação do documento indicado no ponto anterior poderá implicar a suspensão da disponibilização de mais verbas. Caso esta situação aconteça, o empréstimo passa imediatamente para a fase de carência contrata, seguida para a amortização. Ou seja, é como se o curso tivesse terminado.

Não perca este Passo a Passo, saiba tudo sobre crédito habitação!

Quanto posso pedir e o que posso pagar com este crédito?

Crédito pessoal com garantia mútua, tem um limite de crédito que é de 30 000,00€, tendo em vista o pagamento de propinas. Em casos excecionais poderá ser utilizado para financiamento de despesas associadas (Os estudantes desfavorecidos, com bolsas atribuídas a título de subvenção, podem, ao abrigo da presente linha, financiar despesas complementares).

Leia também: Crédito Universitário - Agarre o seu Futuro!

O crédito pessoal Formação apresenta um limite de crédito definido pela instituição financeira, pelo que deverá consultar as várias opções de crédito pessoal existentes no mercado.

Como é feita a libertação de valores do crédito?

O valor aprovado em crédito é libertado por tranches de acordo com o valor e o número de tranches escolhido pelo cliente, o que normalmente acompanha o número de meses de duração do curso. No caso do crédito Formação poderá ter todo o montante solicitado nos casos em que o curso tenha a duração máxima de dois anos.

O valor é disponibilizado na conta à ordem do estuante.

A libertação destas trances implica a aprovação de cada ano escolar. Caso o aluno reprove, deverá contactar a instituição de crédito que por norma aceita uma reprovação justificada por empréstimo/curso. Caso se trate de uma segunda reprovação, o banco irá fazer a sua análise, podendo ocorrer a suspensão da atribuição de futuras tranches.

Terminei o curso e agora?

Por norma durante o curso, são libertadas tranches para fazer face às propinas, e há carência de capital.

Quando o curso termina, ou termina o prazo de utilização escolhido, começa a pagar a prestação na sua totalidade, pelo que deverá estar preparado para esta subida de responsabilidade mensal.

Há por vezes a possibilidade de um período adicional de 1 a 2 anos (no caso do crédito pessoal com garantia mútua) após o curso em que continua a beneficiar de um período de carência que vai permitir ao estudante se adaptar ao mercado de trabalho e começar a receber vencimento.

Etiquetas: #creditouniversitario #financiamento #universidade #creditoformacao

Artigos Relacionados

Envie-nos a sua opinião sobre o artigo.
Diga-nos que tema gostaria de ver esclarecido!
Digital Choices agradece!
Não perca um artigo !
casa dinheiro credito habitação
casa dinheiro credito habitação
Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay.
Ajude-nos a melhorar e a crescer!

Crédito Estudante

Qual a oferta disponível?

8/1/20224 min read